Licenciatura em Pedagogia

O NOSSO CURSO

Total de Vagas anuais: 100 (cem)
Número de alunos por turma: 50 (cinquenta)
Turnos de funcionamento: Matutino / Noturno
Regime de matrícula: Crédito/Semestral
Carga horária total: 3.260 horas.
Integralização da Carga Horária: Mínimo de 8 e máximo de 12 semestres.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia objetiva a formação de profissionais qualificados para atuar em diferentes instituições de educação básica (públicas, privadas, formais e não-formais), tendo como referência um educando que deve ser respeitado em todos os aspectos de seu desenvolvimento e com a compreensão de seu papel no contexto socioeconômico enquanto ser de experiências e vivências múltiplas: emocionais, cognitivas, políticas e culturais. No âmbito dos trabalhos acadêmicos, procurar-se-á privilegiar práticas que favoreçam a democracia, a cooperação, a solidariedade, o compromisso social e a ética profissional.

A PRÁTICA EDUCACIONAL

Todos os cursos da FSC têm por referência a integração efetiva e indispensável entre o saber acadêmico, a prática efetiva do aprendizado por meio de experiências em classe e extraclasse. Estas ações permitem a integração entre a IES e a comunidade. Diversas ações transdisciplinares são desenvolvidas ao longo de todo curso que permitem ao aluno desenvolver um forte senso de Responsabilidade Socioambiental, Direitos Humanos e Cidadania Ativa.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Antonia Brandão de Andrade

Maria Antonia Brandão de Andrade é natural de Parintins -AM e reside, atualmente, na cidade do Salvador-BA. É professora licenciada e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Em 2011 concluiu o seu doutorado em Educação, também, pela Universidade Federal da Bahia – Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, tendo como objeto de análise a avaliação dos cursos de graduação para a melhoria da qualidade da educação superior na Bahia, sob a orientação do Professor Dr. Robert E. Verhine. Foi Bolsista da Capes/CNPQ no período de 2008-2010. É membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional – ABAVE, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE e do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES/INEP/Ministério da Educação. É consultora na área de avaliação, planejamento da educação, empreendedorismo e de políticas públicas junto aos setores públicos, privados e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ? Sebrae- BA. É diretora e professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Santa Cruz da Bahia ?FSC, nas seguintes áreas: Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação e de Políticas Públicas; Educação Inclusiva; Sociologia; Metodologia do Ensino e Pesquisa Aplicada.

Currículo da Coordenadora: http://lattes.cnpq.br/6858438600158820

Fale com a Coordenação: coord.pedagogia@fsc.edu.br

Como Ingressar – Há quatro maneiras do ingresso na FSC, a saber: a) Processo Seletivo;b) Portador de Diploma;c) Transferência Externa;d) Reabertura de Matrícula