O NOSSO CURSO

Total de vagas anuais: 100 (vagas)
Número de alunos por turma: 50 (cinquenta) por tuno
Turnos de funcionamento: Matutino e Noturno
Regime de matrícula: Crédito/Semestral
Carga horária total: 4.340 horas.
Integralização da carga horária: Mínimo de 10 e máximo de 15 semestres.

Objetivo Geral O Curso de Enfermagem apresentado neste projeto tem como objetivo geral formar o profissional enfermeiro com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, com base no rigor científico e intelectual, pautado nos princípios éticos, capaz de atender às demandas de saúde da população, possuindo visão crítica da realidade, do contexto sócio– político-econômico, de modo a possibilitar sua participação em ações transformadoras no âmbito da saúde com ações relacionadas com a prevenção, proteção e promoção da saúde da população. Os objetivos específicos estão assim constituídos: Planejar, executar e avaliar as ações de enfermagem (propedêuticas, terapêuticas, administrativas e educativas), com domínio dos modelos clínico e epidemiológico. Identificar, relacionar e utilizar procedimentos técnico-científicos pertinentes às necessidades propedêuticas e terapêuticas do indivíduo e grupos. Planejar, organizar e gerenciar os serviços de enfermagem e de saúde, na rede pública e privada. Supervisionar, treinar e reciclar a equipe de enfermagem, visando sua capacitação, habilitação e qualificação técnica, assim como a segurança pessoal dos profissionais. Desenvolver programas de investigação científica para ampliar e melhorar a difusão da produção científica da enfermagem, incorporando ações da produção científica da enfermagem, que possibilitem o aprimoramento permanente de eventos científicos, bem como a utilização de novas tecnologias. Desenvolver ações de vigilância e educação em saúde. Formar um profissional com competência suficiente para conceber, elaborar e executar e criticar intervenções individuais, grupais, organizacionais ou sociais com rigor científico e metodológico. Participar de Entidades de Classe. Proporcionar a formação de um profissional capaz de integrar e articular, com propriedade, o binômio teoria-prática. Estimular a atividade científica e de produção do conhecimento e ressaltar sua importância para a prática profissional. Assegurar a prevenção, proteção e promoção da qualidade da saúde ocupacional, dos trabalhadores e do(a) próprio(a) enfermeiro (a).

Coordenadora: Prof. Esp. Francisca Claudia Pinheiro Barbosa

Enfermeira formada pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) no ano de 2012. Pós graduada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em pediatria e neonatologia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC). Atuou no Centro de Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER-II) de Itaberaba, no setor de Ostomia e Reabilitação Intelectual; Como professora da FAMAM. Professora da Faculdade de Santa Cruz da Bahia, como também Coordenadora do Centro de Atenção e à Prática em Saúde (CAPPS); Coordenadora do Estagio Supervisionado e Supervisora de campo da Faculdade de Santa Cruz da Bahia. Enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Chapada (HC) destinada a atenção a pacientes com o novo corona vírus (COVID-19); e UTI Geral; Atualmente está enfermeira /coordenadora de Auditoria de Qualidade e contas médicas no Hospital da Chapada.

Currículo Completo: http://lattes.cnpq.br/1918918024462339

Fale com a Coordenação: coord.enfermagem@fsc.edu.br

Como Ingressar – Há quatro maneiras do ingresso na FSC, a saber: a) Processo Seletivo; b) Portador de Diploma; c) Transferência Externa; d) Reabertura de Matrícula