Bacharelado em Enfermagem

O NOSSO CURSO

Total de vagas anuais: 100 (vagas)
Número de alunos por turma: 50 (cinquenta) por tuno
Turnos de funcionamento: Matutino e Noturno
Regime de matrícula: Crédito/Semestral
Carga horária total: 4.340 horas.
Integralização da carga horária: Mínimo de 10 e máximo de 15 semestres.

Objetivo Geral O Curso de Enfermagem apresentado neste projeto tem como objetivo geral formar o profissional enfermeiro com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, com base no rigor científico e intelectual, pautado nos princípios éticos, capaz de atender às demandas de saúde da população, possuindo visão crítica da realidade, do contexto sócio– político-econômico, de modo a possibilitar sua participação em ações transformadoras no âmbito da saúde com ações relacionadas com a prevenção, proteção e promoção da saúde da população. Os objetivos específicos estão assim constituídos: Planejar, executar e avaliar as ações de enfermagem (propedêuticas, terapêuticas, administrativas e educativas), com domínio dos modelos clínico e epidemiológico. Identificar, relacionar e utilizar procedimentos técnico-científicos pertinentes às necessidades propedêuticas e terapêuticas do indivíduo e grupos. Planejar, organizar e gerenciar os serviços de enfermagem e de saúde, na rede pública e privada. Supervisionar, treinar e reciclar a equipe de enfermagem, visando sua capacitação, habilitação e qualificação técnica, assim como a segurança pessoal dos profissionais. Desenvolver programas de investigação científica para ampliar e melhorar a difusão da produção científica da enfermagem, incorporando ações da produção científica da enfermagem, que possibilitem o aprimoramento permanente de eventos científicos, bem como a utilização de novas tecnologias. Desenvolver ações de vigilância e educação em saúde. Formar um profissional com competência suficiente para conceber, elaborar e executar e criticar intervenções individuais, grupais, organizacionais ou sociais com rigor científico e metodológico. Participar de Entidades de Classe. Proporcionar a formação de um profissional capaz de integrar e articular, com propriedade, o binômio teoria-prática. Estimular a atividade científica e de produção do conhecimento e ressaltar sua importância para a prática profissional. Assegurar a prevenção, proteção e promoção da qualidade da saúde ocupacional, dos trabalhadores e do(a) próprio(a) enfermeiro (a).

Coordenador: Prof. Silas Santos Carvalho

Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (UEFS). Enfermeiro e Pós-graduado em Obstetrícia e Saúde da Mulher pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT) de Feira de Santana. Professor licenciado em Matemática pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Experiência profissional em enfermagem na assistência hospitalar e em docência (níveis básico e superior). Servidor público no município de Ruy Barbosa, Bahia. Trabalha com as linhas de pesquisa científica: Saúde da Mulher e da Criança, Obstetrícia, Saúde Coletiva, Epidemiologia e Saúde do Adulto e do Idoso. Possui, nos últimos 5 anos, 32 artigos científicos e 7 capítulos de livro publicados. Integrante e pesquisador do Núcleo de Pesquisa, Prática Integrada e Investigação Multidisciplinar – NUPPIIM (UEFS). Docente e Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade de Santa Cruz da Bahia (FSC). Professor tutor da Liga Acadêmica de Estudos de Saúde da Mulher e Obstetrícia (LAESMO – FSC).

Currículo Completo: http://lattes.cnpq.br/1918918024462339

Fale com a Coordenação: [email protected]

Como Ingressar – Há quatro maneiras do ingresso na FSC, a saber: a) Processo Seletivo; b) Portador de Diploma; c) Transferência Externa; d) Reabertura de Matrícula