INSTITUIÇÃO MANTENEDORA

UNIESC – União de Ensino de Santa Cruz LTDA, entidade jurídica com fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob nº 07.868.819/0001-14, Inscrição Municipal nº 00004359, situada à Praça Flávio Silvany, nº 130, Centro, CEP 46.880-000, Itaberaba – BA. A UNIESC assume junto à sociedade e comunidade, a qual está inserida o compromisso com o saber de transformação, com a ética e cidadania. O seu compromisso se cumpre por ofertar cursos relacionados à conjuntura globalizada e ao perfil socioeconômico regional, na formação de quadros profissionais que atenda a essa realidade.

Presidente: Nome: Maria Antonia Brandão de Andrade.
Telefone: (0xx75) 3251-4308.
E-mail institucional: direcao@fsc.edu.br

 

INSTITUIÇÃO MANTIDA

A FSC – Faculdade de Santa Cruz da Bahia  está localizada na Praça Flávio Silvany, nº 130, e na Rua Alfredo Haine (Tropical Center), 1° andar, Centro, CEP 46.880-000, Itaberaba – BA, telefone (0xx75) 3251-4308. Foi credenciada através da Portaria Ministerial Nº.1258, de 16/09/2011, publicada no D.O.U de 19/09/2011, para a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Como Instituição Educacional, propõe-se a promover a formação de profissionais éticos, cidadãos, direcionando suas ações de forma planejada, de forma participativa, a fim de alcançar, com a colaboração da sociedade civil organizada e da comunidade em que está inserida, seus objetivos e metas institucionais.

A FSC conjugará esforços no caminho da elevação da qualidade do ensino, na criação de novos cursos e projetos educacionais. Do ponto de vista externo, a sua atuação se volta para a implantação de programas de apoio e orientação à comunidade, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão e de intercâmbios com outras instituições, tornando-se, dessa forma, uma instituição educacional que ofereça qualidade em seus serviços, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

MISSÃO INSTITUCIONAL

A Faculdade de Santa Cruz da Bahia – FSC tem como missão promover, através de seus cursos de graduação e pós-graduação, a formação de profissionais éticos e empreendedores que zelem pelo bem-estar social e atendam aos imperativos de preservação ambiental. Assim, a FSC buscará executar uma prática educacional voltada para uma visão multidisciplinar e sistêmica, formando cidadãos agentes de mudanças e desenvolvimento.

Em síntese, a Faculdade de Santa Cruz da Bahia – FSC tem como missão oferecer ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação, através de uma gestão participativa e colegiada, promovendo a inclusão social e contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e econômico do Estado da Bahia.

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

Em consonância com as finalidades da educação superior, a Faculdade de Santa Cruz da Bahia – FSC tem por objetivos, segundo o seu Regimento:

I – a formação de profissionais e especialistas de nível superior;
II – o incentivo à pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e tecnologia, criação e difusão da cultura, promovendo o entendimento do homem e do meio em que vive;
III – estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
IV – promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, da publicação ou de outras formas de comunicação.
V – Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VI – promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição;

METAS

A Faculdade de Santa Cruz da Bahia – FSC tem como meta suprir a enorme carência de cursos superiores que há, não só no seu município sede, mas em todas as microrregiões de seu entorno, promovendo o ensino, incentivando a pesquisa e realizando extensão, voltados para o atendimento das demandas sociais, o incentivo e fortalecimento às manifestações culturais locais e o desenvolvimento de uma mentalidade global, contribuindo, assim, para o crescimento do homem, em sintonia com os desafios do mundo globalizado, com as novas ideias e com os problemas contemporâneos e não contemporâneos que caracterizam o social, intelectual, econômico, primando pela excelência no exercício das práticas pedagógicas, através da avaliação e autoavaliação institucional e exercitando as habilidades e competências de seus educandos.

 

Diretora Geral : Profa. Dra. Maria Antonia Brandão de Andrade.
Telefone: (0xx75) 3251-4308.
E-mail institucional: direcao@fsc.edu.br

 

 

 

 

 

 

SELO INSTITUIÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

A ABMES tem a satisfação de encaminhar o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação de sua IES na campanha 2014 do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

 

 

 

 

 

Política de Egressos

A Faculdade de Santa Cruz da Bahia – FSC implementou em 2016 o seu Programa de Acompanhamento de Egressos, sob a coordenação do Núcleo Sociopsicopedagógico, que tem entre outras atribuições de acompanhamento aos discentes,  desenvolver e identificar as demandas dos alunos egressos, acompanhar e recomendar à gestão acadêmica programas de qualificação e formação continuada.

No segundo semestre de 2016 a Faculdade de Santa Cruz da Bahia-FSC ofertou cinco cursos de pós-graduação lato sensu para os primeiros egressos dos cursos de Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Administração: Filosofia Contemporânea, Gestão Pública, Gestão Empresarial, Marketing e Gestão de Pessoas, Didática e Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional. A FSC ofertou bolsas integrais e parciais de 50% para que os seus alunos pudessem se qualificar, o que contribuiu para que os recém licenciados ingressem como professores no magistério da educação básica do Município de Itaberaba que manteve o ensino da filosofia obrigatório no ensino fundamental, após amplo debate e discussão com a participação da FSC.  O mesmo aconteceu com os demais municípios da região, a exemplo de Rui Barbosa e Boa Vista do Tupim. No último concurso para professores da rede estadual de ensino da Bahia, realizado em fevereiro de 2018, alguns egressos de filosofia também foram aprovados para atuarem como professores nas escolas da região.

Com a oferta do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Didática e Metodologia do Ensino Superior, a FSC incluiu os seus egressos em programas de estágio, com acompanhamento docente, nas turmas de seus cursos de graduação e após ministrarem aula pública foram submetidos a uma avaliação formativa e os primeiros profissionais já estão sendo contratados como professores. Esse Programa foi institucionalizado na IES, como oportunidade de aprimoramento e aproveitamento de seus egressos para atuarem como docentes em seus cursos de graduação e demais cargos da área administrativa e acadêmica.

A FSC também firmou convênio de cooperação técnico-científica com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos–UNISINOS e dentre as ações de colaboração está a oferta de Programas de mestrado e doutorado para os egressos dos cursos de graduação e professores da FSC.

Como parte das ações e valorização da sua missão institucional que é formar profissionais empreendedores para contribuir com o desenvolvimento local, a FSC identificou através de pesquisa acadêmica de conclusão de curso, que 30% dos alunos concluintes e egressos do Curso de Administração optaram por implantar e desenvolver seu próprio negócio. A educação empreendedora já é desenvolvida como componente curricular obrigatório em todos os cursos da IES, como oportunidade de garantir a empregabilidade e geração de emprego e renda, contribuindo para que os seus egressos permaneçam nos seus locais de origem.

Para fortalecer a sua missão e atender às expectativas de seus alunos como gestores de pequenos negócios, a FSC firmou Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado Bahia – Sebrae/Ba (Convênio 0009.14) para a realização de ações, visando despertar o espírito empreendedor, através da associação de conhecimentos e conceitos de empreendedorismo com a criação de gestão de negócios que sejam inovadores para alunos e professores, buscando promover o desenvolvimento local e crescimento econômico, contribuindo para a redução da exclusão social em Itaberaba e região da Chamada Diamantina. Todos os alunos de todos os cursos de graduação participaram do programa de formação com a metodologia Sebrae, que continua sendo oferecido na IES através do componente curricular Empreendedorismo.

O Programa de Acompanhamento de Egressos da FSC está sendo desenvolvido, portanto através das seguintes políticas institucionais:

– Apoio do Núcleo Sociopsicopedagógico,  para identificação das expectativas dos alunos concluintes, através de um trabalho articulado com a Comissão Própria de Avaliação-CPA, por meio dos resultados da autoavaliação institucional; promoção de programas de formação continuada para alunos egressos, através da oferta de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização lato sensu.

– Programa de Formação Continuada, onde já foram ofertados os seguintes cursos de especialização lato sensu para os primeiros egressos:

  • Filosofia Contemporânea
  • Didática e Metodologia do Ensino Superior
  • Gestão Pública
  • Gestão Empresarial, Marketing e Gestão de Pessoas
  • Psicopedagogia Clínica e Institucional (nova turma em processo de oferta)
  • Gestão de Micro e Pequenas Empresas (em processo de oferta).

– Programa de Formação de Egressos para atuação como docentes na IES, através do Curso de Didática e Metodologia do Ensino Superior.

– Programa de Apoio ao Ingresso em Cursos de Pós-graduação Strito Sensu

  • Orientação de Projetos para o ingresso em programas de Mestrado
  • Convênio com a Universidade Vale do Rio dos Sinos para oferta de programas de mestrado e doutorado.

– Criação do Centro de Referência em Empreendedorismo, Sustentabilidade, Criatividade e Inovação – CRESCI, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores por meio de um programa estruturado de apoio ao estudante (inclusive egressos) e empresários,  através das seguintes ações:

  • Incubadora de Empresa
  • Programa de Mentoria
  • Coaching Executivo
  • Capacitação complementar para alunos e  empresários
  • Consultorias especializadas
  • Apoio na formalização de Empresas

 

Com isso a  FSC espera contribuir com o desenvolvimento local, promovendo a formação continuada de seus discentes egressos para a geração de emprego e renda,  através da criação de pequenos negócios e a sua inserção nos setores nos setores públicos e privados de Itaberaba e região.