O que muda entre a escola e a faculdade?

Nos últimos anos que frequentamos a escola, nós ouvimos muito sobre a faculdade, sobre o que é e o que não é esse novo mundo, como alcançá-lo e o que esperar quando chegarmos lá. Mas o que difere tanto a faculdade da escola? Diferentemente do Ensino que aprendemos na escola, em que você já tem aquela visão geral de diversas áreas de conhecimento, na faculdade é você quem escolhe parte das disciplinas em que vai se matricular e também é quem resolve qualquer problema que possa acontecer.Isso significa o começo de uma fase em que a maioria das decisões está exclusivamente em suas mãos. É uma estrutura completamente distinta do colegial, pois a grade de matérias não é totalmente fixa, o material das aulas não está disponível em um livro definido, mas são vários textos (que, na maioria das vezes, você vai precisar procurar por conta própria) e os professores são menos acessíveis do que no colégio.
Por conta disso, de sermos independentes nessas escolhas, acaba que a transição entre escola e Ensino Superior se torna também uma transição entre ser tratado como o filho de seus pais e como um indivíduo por si só. Também há novidades que são mais transformadoras. A maioria de nós estuda ou estudou em colégios que ficam próximos às nossas casas, de forma que, muitas vezes, começar a faculdade pode significar atravessar toda a cidade e conhecer novas áreas. Isso sem contar quem resolve estudar em outra cidade em busca de melhores faculdades! Nestes casos, é o início de uma vida completamente nova, pois é preciso lidar com os desafios de morar sozinha e longe da sua cidade natal. É um outro nível de independência e responsabilidade, mas sem dúvida é o tipo de experiência enriquecedora que te ajuda a amadurecer rapidamente.