Licenciatura em Filosofia

O NOSSO CURSO

Total de Vagas anuais: 100 (cem)
Número de alunos por turma: 50 (cinquenta)
Turnos de funcionamento: noturno
Regime de matrícula: Crédito/Semestral
Carga horária total: 2.960 horas.
Integralização da Carga Horária: Mínima de 6 e máxima de 9 semestres.

O Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Santa Cruz da Bahia – FSC caracteriza-se por oferecer ao estudante ferramentas de análise e investigação filosófica, tendo como ponto de partida o estudo da Filosofia Clássica e o diálogo com as diferentes correntes de pensamento que se desenvolveram no decorrer da história. Em vista do exposto, a Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Filosofia da FSC organiza-se em disciplinas e atividades voltadas para a formação de docentes na área, garantindo ao egresso uma boa formação acadêmica e habilitação para enfrentar os novos desafios profissionais. Portanto, o presente curso assume, como objetivos gerais, formar o aluno para a docência e capacitá-lo para atuar no campo acadêmico. A preocupação do Curso de Licenciatura em Filosofia da FSC é criar condições para o aluno desenvolver habilidades no âmbito da reflexão filosófica, no sentido de possibilitar-lhe autonomia intelectual, para atuar tanto no campo acadêmico quanto profissional. Logo, os objetivos específicos são: 1) Desenvolver nos alunos a capacidade de análise e rigor acadêmico para a leitura de obras filosóficas, tendo como preocupação, por um lado à compreensão dos conceitos elaborados pelos pensadores pertencentes as mais variadas correntes da filosofia e, por outro, a adoção da metodologia adequada à análise dos textos; 2) Criar condições para que o aluno possa redigir trabalhos dissertativos na área de filosofia ou áreas afins; 3) Discutir o papel da Filosofia e sua inserção na sociedade, suas relações com os campos educacional, artístico-cultural, científico, ético-político e religioso; 4) Capacitar o aluno para as etapas posteriores da formação universitária em Filosofia (pós-graduação).

A PRÁTICA EDUCACIONAL

Todos os cursos da FSC têm por referência a integração efetiva e indispensável entre o saber acadêmico, a prática efetiva do aprendizado por meio de experiências em classe e extraclasse. Estas ações permitem a integração entre a IES e a comunidade. Diversas ações transdisciplinares são desenvolvidas ao longo de todo curso que permitem ao aluno desenvolver um forte senso de Responsabilidade Socioambiental, Direitos Humanos e Cidadania Ativa.

Coordenador: Prof. Ivanildo Cajazeira Santos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1996), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Teologia. Professor Autor e Formador da Universidade Aberta do Brasil/Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Epistemologia, Filosofia e Teologia da educação.

Currículo Completo: http://lattes.cnpq.br/1733498412159016
Fale com a Coordenação: [email protected]

Como Ingressar – Há quatro maneiras do ingresso na FSC, a saber: a) Processo Seletivo; b) Portador de Diploma; c) Transferência Externa; d) Reabertura de Matrícula