Faculdade de Santa Cruz da Bahia - FSC. 75 3251-4308 / 75 3251-1070. Campus I → Praça Flavio Silvany, N° 130, 2° andar, Itaberaba - BA. / Campus II → Rua Alfredo Haine, Nº 230, 1º Andar, Centro, Itaberaba - Bahia, CEP: 46880-000. Atendimento das 13h às 22h. ouvidoria@fsc.edu.br

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO N° 808, DE 22/12/2014, PUBLICADA NO D.O.U DE 24/12/2014.

 Total de Vagas anuais: 100 (cem)

Número de alunos por turma: 50 (cinqüenta)

Turnos de funcionamento: Matutino / Noturno

Regime de matrícula:  Crédito/Semestral

Carga horária total: 3.260 horas.

Integralização da carga horária: Mínimo de 8 e máximo de 10 semestres.

Valor da mensalidade: R$ 450,00.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 O Curso de Licenciatura em Pedagogia objetiva a formação de profissionais qualificados para atuar em diferentes instituições de educação básica (públicas, privadas, formais e não-formais), tendo como referência um educando que deve ser respeitado em todos os aspectos de seu desenvolvimento e com a compreensão de seu papel no contexto sócio-econômico enquanto ser de experiências e vivências múltiplas: emocionais, cognitivas, políticas e culturais.

No âmbito dos trabalhos acadêmicos, procurar-se-á privilegiar práticas que favoreçam a democracia, a cooperação, a solidariedade, o compromisso social e a ética profissional. Para isso, este curso assume o compromisso de formar profissionais capazes de:

– Desenvolver uma consciência crítica que permita a compreensão da realidade brasileira em seus aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos e a inserção desses na realidade mundial;

– Compreender e comprometer-se com os valores éticos, estéticos e políticos inspiradores da sociedade democrática;

– Contribuir para a formação de sujeitos comprometidos com processos de transformação de indivíduos e de grupos respaldados por um projeto educacional de caráter emancipatório;

– Contribuir para a elaboração e a difusão de conhecimento sistematizado das áreas envolvidas pelo campo educacional e  que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;

– Contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos capazes de desenvolver e aplicar pedagogias inovadoras de ensino e aprendizagem ajustadas às especificidades que caracterizam os diferentes perfis discentes;

– Contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam a concepção, a execução, a avaliação de resultados parciais com o propósito de sugerir melhorias dos projetos educacionais de caráter escolar ou não.

– Dominar os conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos e suas articulações interdisciplinares;

– Utilizar o conhecimento pedagógico, incluindo as novas linguagens e tecnologias, considerando o âmbito do ensino, de forma a promover a efetiva aprendizagem dos alunos.

 PERFIL DO EGRESSO

O perfil do profissional almejado pelo curso é o de Licenciado em Pedagogia, apresentando-se como um profissional da educação, com sólido embasamento teórico-prático, voltado para a qualidade de ensino e ação pedagógica docente nas atividades educativas nas escolas publicas e particulares.

Deve ser um profissional que atenda solicitações do mercado de trabalho, habilitado a compreender as transformações emergentes do contexto social, político e econômico no qual ele próprio está inserido e o contexto mundial. Nesse sentido, a competência do pedagogo está condicionada à definição de um perfil profissional que atenda ao desenvolvimento de capacidades fortemente vinculadas às seguintes aptidões, habilidades, conhecimentos, comportamentos, e atitudes:

–  dispor de bases teóricas para pensar a educação no contexto da modernidade, identificando limites e méritos das políticas educacionais formuladas;

–  fundamentar a construção de uma visão de mundo, de sociedade e de educação capaz de nortear a formulação de projetos e ações educacionais;

–  identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem ampliá-la e minimizar o processo de exclusão social;

– ter capacidade intelectual, compreendendo predisposição para inovação, espírito crítico, iniciativa, sólida cultura geral, gosto pela leitura, habilidade de comunicar-se com clareza e precisão, por escrito e oralmente;

–  ser capaz de realizar reflexão critica sobre a legislação e políticas educacionais referentes ao exercício da profissão;

–  apresentar visão critica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações sócio-educativo-culturais que fundamentam sua formação profissional;

–  ter um conhecimento abrangente do papel do professor para coordenar as diferentes atividades de ensino, sendo flexível para lidar e adaptar-se às estratégias e dinâmica de cada unidade de ensino  e criativo para desenvolver planos e soluções para problemas;

–  ter conhecimento e domínio das novas metodologias, técnicas de ensino e materiais pedagógicos diversos e diferenciados, e também adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;

– atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;

– atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização;

– estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

– saber determinar o melhor meio de se empregar os esforços educativos, orientado para resultados, sendo estes avaliados e desempenhos quantitativos e qualitativos;

– ter capacidade de liderar, compreendendo habilidade para exercer liderança e colaboração no trabalho, conhecimento e compreensão dos fenômenos da dinâmica grupal e a capacidade de coordenar e dinamizar o ensino;

– agir dentro de princípios éticos e morais com todos, com os membro da organização, com os órgãos diretivos e fiscalizadores da profissão e, principalmente, com a sociedade;

– conhecer-se para se reeducar, educando, num processo de aperfeiçoamento contínuo do pessoal;

– desempenhar as suas atividades como profissional capaz de sistematizar e socializar a prática docente.

A Faculdade de Santa Cruz da Bahia – FSC se propõe a formar este profissional com um perfil critico-investigativo, para que se apresente como diferencial humano para as mais diversas organizações educativas.

Matriz Curricular:

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