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LICENCIATURA EM FILOSOFIA

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO

Portaria nº 433, de 21/10/2011,

Publicada no D.O.U de 24/10/2011

Total de Vagas anuais: 100 (cem)

Número de alunos por turma: 50 (cinqüenta)

Turnos de funcionamento: Diurno

Regime de matrícula: Crédito/Semestral

Carga horária total: 2.960 horas.

Integralização da carga horária: Mínima de 6 e máxima de 9 semestres.

Valor da mensalidade:Ver nossos planos de Descontos.

Objetivos do curso

O Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Santa Cruz da Bahia – FSC caracteriza-se por oferecer ao estudante ferramentas de análise e investigação filosófica, tendo como ponto de partida o estudo da Filosofia Clássica e o diálogo com as diferentes correntes de pensamento que se desenvolveram no decorrer da história.

Em vista do exposto, a Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Filosofia da FSC organiza-se em disciplinas e atividades voltadas para a formação de docentes na área, garantindo ao egresso uma boa formação acadêmica e habilitação para enfrentar os novos desafios profissionais. Portanto, o presente curso assume, como objetivos gerais, formar o aluno para a docência e capacitá-lo para atuar no campo acadêmico.

A preocupação do Curso de Licenciatura em Filosofia da FSC é criar condições para o aluno desenvolver habilidades no âmbito da reflexão filosófica, no sentido de possibilitar-lhe autonomia intelectual, para atuar tanto no campo acadêmico quanto profissional. Logo, os objetivos específicos são:

1) Desenvolver nos alunos a capacidade de análise e rigor acadêmico para a leitura de obras filosóficas, tendo como preocupação, por um lado à compreensão dos conceitos elaborados pelos pensadores pertencentes as mais variadas correntes da filosofia e, por outro, a adoção da metodologia adequada à análise dos textos.

2) Criar condições para que o aluno possa redigir trabalhos dissertativos na área de filosofia ou áreas afins.

3) Discutir o papel da Filosofia e sua inserção na sociedade, suas relações com os campos educacional, artístico-cultural, científico, ético-político e religioso.

4) Capacitar o aluno para as etapas posteriores da formação universitária em Filosofia (pós-graduação).

Perfil do egresso

A preocupação do Curso de Licenciatura em Filosofia da FSC é criar condições para o aluno desenvolver habilidades no âmbito da reflexão filosófica, no sentido de possibilitar-lhe autonomia intelectual, para atuar tanto no campo acadêmico quanto profissional. Logo, as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação, permitirão ao aluno:

a) A capacidade de análise e rigor acadêmico para a leitura de obras filosóficas, tendo como preocupação, por um lado à compreensão dos conceitos elaborados pelos pensadores pertencentes nas mais variadas correntes da filosofia e, por outro, a adoção da metodologia adequada à análise dos textos.

b) Redigir trabalhos dissertativos na área de filosofia ou áreas afins.

c) Discutir o papel da Filosofia e sua inserção na sociedade, suas relações com o exercício nos campos educacional, artístico-cultural, científico, ético-político e religioso.

d) Capacidade crítico-analítica para propor soluções a problemas em diferentes campos do conhecimento, inclusive os que envolvem a realidade sócio-histórico-política;

e) Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica ao exercício da ética e cidadania, em busca do respeito à pessoa e a defesa dos direitos humanos;

f) Capacidade para atuar como professor, através da compreensão dos conhecimentos sobre o sistema educacional brasileiro e do papel social da escola, através dos conhecimentos pedagógicos e do aperfeiçoamento da prática pedagógica e do ensino da filosofia;

f) Capacidade para buscar as etapas posteriores da formação universitária em Filosofia (pós-graduação).

Nisso, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Filosofia e a Resolução CNE/CP nº1/2002, o profissional graduado pela Faculdade de Santa Cruz da Bahia terá uma sólida formação filosófica, que o tornará capaz de atuar como professor no ensino da Filosofia, bem como na pesquisa acadêmico-científica, podendo prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação, bem como na reflexão transdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento ou ainda nas assessorias educacionais, sociais e culturais.

Considerando o contexto regional em que está inserido, as oportunidades de inserção no mercado de trabalho atentam para a necessidade das escolas públicas e privadas, em função da carência por profissionais com essa formação específica.